O universo digital veio para transformar o mundo. Em 2016, a explosão de novas possibilidades para conectar pessoas e marcas passaram a ter ainda mais significado para a vida de todos. E isto, sem dúvidas, traz interferências sensíveis e importantíssimas na relação com o consumidor.

Carros conectados, casa com tecnologia inteligente e assistentes pessoais, como Siri e Cortana, ganharam relevância ainda maior nos noticiários sobre tecnologia. A presença destes itens na rotina de um cidadão médio é cada vez maior e mais frequente.

No universo do marketing, vimos a invasão de chats bots, robôs que interagem com o consumidor, conversam e até mesmo promovem a entrega de produtos, além de pequenas histórias contadas em vídeo, como o Facebook Live, Instagram Histories e Snapchat, que ganham cada vez mais adeptos e telespectadores.

Mas, e em 2017, o que acontecerá? A Fjord, Trends 2017 revela as principais possibilidades do marketing on e off-line que ditarão o comportamento do consumidor. Confira!

Pequenas histórias do consumidor

A tendência do storytelling partindo do consumidor deverá continuar em alta. As marcas deverão acompanhar este cenário de maneira a entender o que seu público está fazendo. Uma maneira de participar deste universo é promovendo o relato de histórias da marca a partir da ótica do consumidor. A partir disto, o diálogo será rico, proporcionando possíveis desdobramentos.

Inovação com velocidade

A necessidade de ser ágil para se adaptar rapidamente às mudanças propostas pelo mercado é algo essencial para todas as marcas. Contudo, as principais mudanças serão quanto a necessidade de inspirar pessoas para que o ambiente esteja sempre inspirador. Isto será fundamental para fazer mentes brilhantes alcançarem resultados tecnológicos e atualizações com a velocidade que o mercado demanda.

Realidade híbrida

A aposta em softwares de realidade virtual e aumentada está cada vez maior. O Pokémon Go foi um excelente exemplo de frisson no público mais jovem, ao trazer o misto entre realidade virtual e aumentada. A tendência é segmentar cada vez mais as possibilidades de acordo com o público, criando uma experiência única no contato com a marca.

Inteligência artificial com foco emocional

A inteligência artificial ainda caminha lentamente para soluções que, inevitavelmente, chegarão à rotina dos consumidores e marcas. A tendência é de que a inteligência artificial conferida em chat bots e outros mecanismos de mensagens tenha maior capacidade de aprendizado, focando no entendimento emocional dos consumidores.

Conexão sobre rodas

Carros autônomos estão ganhando cada vez mais espaço em países desenvolvidos. A tendência é que se espalhem e fiquem cada vez mais comum em grandes centros urbanos. O grande diferencial desta tecnologia será o uso dos veículos como dispositivos móveis, que, conectados, terão seus diferenciais nos serviços oferecidos.