O marketing é fundamental para qualquer empresa que queira valorizar a marca do seu produto ou serviço no mercado. Seu objetivo é explorar, criar e entregar ofertas que visam satisfazer as necessidades de um público específico. Assim, ao conseguir identificar esse público, há uma potencialização de lucro perante ele e toda a sociedade. Tudo isso ligado a um bom planejamento estratégico é a chave para o sucesso que as empresas precisam. E no meio jurídico não é diferente!

Inicialmente, é preciso saber que o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece alguns limite e restrições no que diz respeito a produção do marketing, como, por exemplo, a vedação de qualquer forma de oferecimento de serviço ou captação de clientela através da internet. Mas calma, isso não é sinônimo de proibição! O Código prevê a possibilidade do uso da internet e outros meios eletrônicos como veículo de publicidade. No entanto, é fundamental que sejam observadas as orientações indicadas no texto legal, para que o conteúdo seja produzido de maneira correta.

Uma das principais medidas que devem ser adotadas pelo escritório de advocacia ou pelo profissional ao aplicar o marketing nessa área é o bom senso, pois qualquer forma utilizada que fuja do que é estabelecido no Código de Ética pode ser tornar uma ação ilegal e trazer problemas para quem a utilizou. Por isso, a propagação do conteúdo deve sempre observar os princípios éticos definidos na conduta, e somente utilizar formas exclusivas que tratam assuntos da área, como sites jurídicos e revistas do ramo. Mas atenção: é preciso evitar usar o mundo digital para se autopromover. Deve-se procurar fazer a imagem de forma legal, com propostas e questões que são pertinentes ao público, que trazem resultados e prestígio para quem o propagou.

Dessa forma, é essencial que o escritório possua um site, onde será divulgado a sua área de atuação, o perfil de seus profissionais e colaboradores, o seu entendimento do mercado e sua proposta de trabalho. Todos esses fatores são fundamentais para mostrar ao público o valor do seu serviço e, consequentemente, melhorar sua marca no mercado. Desse modo, é possível atingir alguns objetivos do marketing, como a fidelização de clientes, a venda do serviço, o aumento de visibilidade, dentre outros. Apesar disso, lembre-se que é indispensável estar atento para não cometer nenhuma atividade que vai contra a conduta.

Portanto, o marketing também está presente no mundo jurídico e é uma ferramenta indispensável para alavancar o seu negócio. Porém, é preciso ter cuidado e saber utilizá-lo com precaução, para não infringir as regras contidas no Código de Ética da OAB. Contudo, se utilizar da maneira correta, resultados positivos serão alcançados na medida que os objetivos forem atingidos. Para saber mais sobre quais são os limites impostos, acesse o informativo elaborado pela OAB/RS, Subseção de Santa Maria, clicando aqui.