Blackout Zone

PROPAGANDA SENDO A ALMA DO NEGÓCIO

Burger King da Argentina proíbe venda de Whooper e incentiva compra de Big Mac

Em um movimento único e totalmente contraditório, a rede de fast food Burger King da Argentina, deixou de vender o seu mais famoso lanche Whooper em todos os restaurantes da rede no país. Além de promover um dia sem o Whooper, o Burger King da Argentina incentivou que os consumidores argentinos procurassem uma lanchonete do seu maior concorrente, o McDonald’s, e comprassem o famoso lanche da rede, o Big Mac.

O anúncio foi feito em uma campanha criada pelo Burger King da Argentina, que foi chamada de “Um Día Sin Whooper”, ou “Um Dia Sem Whooper”, após ser traduzido para o português. Neste dia, a rede de fast food Burger King eliminou o seu lanche mais famoso do cardápio em prol da solidariedade. O “McHappy” do McDonald’s que ocorre no país, é equivalente ao “McDia Feliz” que ocorre aqui no Brasil. No dia em questão, a rede de fast food McDonald’s doa todos os valores arrecadados com as vendas do seu Big Mac para instituições que auxiliam no tratamento de crianças com câncer.

O vídeo exibido nas televisões da Argentina é uma criação da agência de publicidade David. No vídeo, o Burger King enfatizou a mensagem ao informar os consumidores de que o Whooper não seria vendido durante todo o dia e que os consumidores deveriam ir ao McDonald’s para comprar o Big Mac. A reação dos clientes foi registrada pela rede de fast food e divulgada em rede nacional.

Embora a rede de fast food tenha causado um espanto positivo nos consumidores ao incentivar a ida deles ao seu maior concorrente, não é a primeira vez que o Burger King elabora iniciativas desse tipo que auxiliam nas campanhas de solidariedade do McDonald’s. Contudo, a nova campanha da rede foi vista como positiva para a maioria dos consumidores, que também se solidarizaram com o tema de grande importância.

A rivalidade entre as duas redes de fast food é vista continuamente nas campanhas publicitárias que são divulgadas em todo o mundo. Neste ano, o Burger King realizou diversas campanhas publicitárias citando o McDonald’s mesmo que subliminarmente, como foi o caso da campanha lançada na Alemanha, onde o Burger King mostra cenas do filme “It – A Coisa” e uma mensagem alertando os consumidores a não confiarem em palhaços, uma óbvia menção ao Ronald McDonald’s.