A comercialização de serviços exige uma estratégia de marketing diferente da utilizada para a venda de produtos. Isso porque os serviços tem como características principais serem intangíveis (algo que não pode ser provado antes da compra), dependentes de seus prestadores (necessitam de um operador para realizar a função), e ainda não podem ser armazenados em um estoque. Sem contar que os serviços dependem exclusivamente da participação do cliente.
Sendo assim, o marketing para a comercialização dessa modalidade de negócio deve ser diferenciado e apresentar estratégias que atraia os clientes. Dentre o composto de marketing para serviços é preciso incluir na lista, além do próprio serviço que será oferecido, os funcionários, os processos para a realização do serviço e o espaço físico onde o serviço será prestado.
Esses três pilares que compõe o marketing voltado para serviços possuem algumas vantagens quando são utilizados da maneira correta. Os três itens devem sempre estar alinhados para que o cliente tenha uma ótima opinião formada sobre determinado serviço logo na primeira impressão. Para que isso seja possível, uma empresa prestadora de serviço deve sempre estar atenta aos seguintes fatos: ter um bom time de funcionários, transmitir de forma transparente o processo em que o cliente se guiará para o serviço, e proporcionar um ótimo espaço físico para que o cliente tenha o melhor daquele serviço.
Um exemplo disso é uma academia, que é um tipo de serviço bastante contratado atualmente. Uma academia que segue uma boa estratégia de marketing deve ter os três pilares voltados para atrair clientes. No caso dos funcionários, uma academia deve sempre manter bons profissionais como preparadores físicos, faxineiros e recepcionistas que proporcione um perfeito atendimento e atraia mais pessoas adeptas à uma vida saúde.
Para a parte de processos, o plano de marketing deve ter como objetivo sinalizar todo o percurso que o cliente terá de passar para alcançar o resultado esperado. Ainda no exemplo da academia, esse processo deve mostrar ao cliente quais serão os passos essenciais para que ele busque seu resultado físico.
Já em relação ao espaço físico, o marketing deve sempre estar voltado para o design, conforto e limpeza do ambiente. No caso da academia, bons equipamentos e um ambiente bastante arejado são ótimos pontos para conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem.