Os negócios sustentáveis já são uma realidade, permitem criar uma forma de consumo mais inteligente e eficiente do ponto de vista ecológico. Isso porque o consumidor quer um posicionamento das marcas sobre o impacto que causam no meio ambiente e as soluções que oferecem.
O que é preciso para abrir um negócio sustentável?
Negócios sustentáveis devem englobar questões ambientais, econômicas, sociais e energéticas. Nesse sentido, um empreendimento que foque nas questões sustentáveis precisam ser:
ecologicamente correto;
socialmente justo;
promover a diversidade;
e ser economicamente viável.
1. Tenha a sustentabilidade como um valor do empreendimento
A sustentabilidade deve ser um propósito da empresa e não algo que as empresas vão fazer porque agrega valor à marca, “está na moda” ou porque é uma preferência dos clientes. Se os gestores não colocarem na cabeça que isso precisa ser algo mais consistente ou uma obrigação, o mercado não vai aceitar.
2. Procure fornecedores sustentáveis
Você pode desenvolver seu próprio produto ou serviço ou adquirir insumos sustentáveis para a produção. Para isso é ideal desprender tempo para a busca de fornecedores confiáveis.
3. Dê o destino adequado para seus resíduos
Se não puder reciclar, faça mais do que apenas instalar lixeiras para reciclagem. O ideal é gerenciar os resíduos com parcerias com cooperativas de reciclagem e outras empresas que podem dar o destino ecologicamente aceito para seus resíduos.
4. Dê preferência por fontes de energia renováveis
Um exemplo é a energia solar, que se tornou mais eficiente e acessível. Além disso, busque utilizar equipamentos com eficiência energética.
5. Respeite leis ambientais
Mais do que isso, adote práticas que tragam mais valor agregado ao seu negócio. Além de reforçar seu apelo sustentável, essa medida garante respaldo jurídico e evita problemas futuros.
6. Não tenha medo de mudar
Abrace as mudanças e não tenha receio de pesquisar, testar e achar novas oportunidades. Coloque em prática processos novos e eficientes, buscando sempre se reinventar. É possível começar um negócio sustentável mesmo que pequeno, mas é preciso foco, capacidade de apresentar algo novo e capaz de atender a uma necessidade de mercado.