De acordo com um anúncio realizado pela Volkswagen, a empresa lançará até 2023 seis modelos de carros híbridos e elétricos na América do Sul. O primeiro deles que chegará no Brasil ainda em 2019 é o Golf GTE.
Promessa feita em 2018 no Salão do Automóvel de São Paulo, poderá ser cumprida em breve pela montadora. No ano passado, a empresa tinha prometido entregar a versão híbrida do Golf GTE em 2019, que teria o potencial de rodar 900 km em modo híbrido e 50 km em modo elétrico.
Além desse novo anúncio, as notícias divulgadas pela Volkswagen detalham algumas das configurações do novo Golf GTE. Segundo a montadora, o carro possui motor 1.4 de 150 cavalos do tipo tradicional e um motor elétrico com potência de 102 cavalos. Ao todo, os dois motores entregam 204 cavalos de potência. O modelo possui câmbio automático de 6 marchas e leva apenas 7,6 segundos para chegar a 100 km/h.
Embora o veículo já esteja pronto, o preço ainda não foi definido e muito menos anunciado pela empresa. É provável que o veículo seja enquadrado a faixa de 10% de IPI, que é atualmente a mais baixa, considerando sua eficiência energética.
Além disso, especialistas estimam que o modelo seja cotado acima do GTI que é produzido aqui no Brasil. Mesmo a empresa não informando uma média de quanto custará o novo Golf GTE, é de se esperar algo em torno de R$ 170 mil, que é quase 20% a mais do que o modelo Golf que leva apenas o motor a combustão.
A empresa também não informou o consumo do novo veículo. Um dos motivos de não informar o consumo é porque não há nenhuma medição estabelecida no Brasil para híbridos do tipo plug-in. Se for considerado apenas o ciclo europeu para as medições, o modelo poderá fazer até 62,5 km por litro de combustível. O veículo ainda dá ao condutor duas opções para direção: modo elétrico ou convencional. No modo elétrico, o motorista pode prosseguir por até 50 km. Já no modo convencional, é o próprio carro que decide em que momento utilizar cada motor.