São Paulo é uma cidade repleta de atrativos, no entanto, apesar de todas as facilidades que ela tem, acaba se tornando um lugar cansativo, mas quem sabe aproveitar um passeio pela cidade e se entreter com o melhor dela, deixa o tédio bem longe. O movimento urbano é constante, em um lugar em que o ponto forte é a culinária, não vai faltar opção para comer aquele prato feito básico, ou então degustar alguma comida árabe, japonesa ou italiana.
Com mais de 12 mil restaurantes a cidade de São Paulo tem um bom catálogo gastronômico para todos os bolsos que vão as desde os trailers de cachorro-quente, passando pelas feiras populares que servem o famoso pastel, até terraços elegantes com menus sofisticados, o que não vai faltar é oferta culinária em qualquer região paulista.
No mundo todo a culinária tradicional foi influenciada pela França, no século XX São Paulo começa a ter espaços para esse tipo de gastronomia, em alguns estabelecimentos tradicionais era até possível encontrar opções brasileiras como a feijoada e o virado à paulista em uma época em que predominava os pratos franceses.
Nos séculos 19 e 20 os restaurantes de hotéis ganharam destaque no cenário da cidade. No Hotel Gran Corona, o restaurante Alcazar ganhou seu reconhecimento, antes o lugar era o restaurante/hotel Ca’d’Oro, recinto que estava consolidado pelo tradicionalismo de suas refeições. Quem passar por lá pode experimentar o peixe à aduguiré, que vem com ervilhas, aspargos brancos e camarões. O estabelecimento fica na Rua Basílio da Gama 101, na República. Visitar o local vai dar uma impressão de volta ao tempo.
Desde 1940, o Itamaraty, na Rua José Bonifácio, 270, na Sé, está em uma região banhada por prédios históricos como a Faculdade de Direito e a Igreja São Francisco, bem no coração do centro. O público do local é formado pelos alunos de direito, juízes e promotores. O cardápio do restaurante é variado, como muitos dos locais da cidade se denominam. Os pratos vão desde o filé à Itamaraty desde o pescado à grelhada. As opções do dia também não ficam fora de uma boa refeição, o que são boas notícias para quem gosta de pratos conhecidos, como o icônico virado à paulista às segundas, e as feijoadas às quartas.