O Lean Management é uma metodologia que visa melhorar os resultados dos negócios, buscando reduzir o número de fatores que geram custos desnecessários ao longo do processo. Estamos falando de tudo aqui: impressão desnecessária de documentos em papel, melhoria do fluxo de informações ou melhoria dos processos de produção. É originário do setor manufatureiro, mas é cada vez mais utilizado nos setores de serviços e no comércio eletrônico. O gerenciamento enxuto coloca o cliente em primeiro lugar. A organização deve determinar quais são as expectativas do cliente, quais são os valores importantes para ele e, em seguida, adaptar-se a eles e fazê-lo da melhor maneira possível. As maiores marcas não escondem que o utilizam em suas atividades diárias, vale a pena conferir o porquê.
Por que o gerenciamento enxuto? Você deve começar com o fato de que os clientes que compram online o fazem da maneira mais conveniente para eles. Eles escolhem lojas que podem atender às suas necessidades com rapidez e facilidade. Para muitos, o preço desempenha um papel, mas ainda existem aqueles que podem pagar mais se tiverem certeza de que serão atendidos adequadamente. Deve-se lembrar que eles estão cientes dos preços, podem verificá-los, frequentemente comparar e analisar em qual vendedor a compra é a mais rentável. Em média, os consumidores eletrônicos navegam em três sites antes de tomar uma decisão de compra. Portanto, para que um vendedor seja competitivo com outros comerciantes, ele não deve lutar apenas pelo preço, pois isso leva a situações que estragam o mercado. Portanto, é necessário aumentar o valor agregado ao serviço, melhorar a qualidade do serviço ao cliente e criar processos que serão perfeitos, As marcas também se preocupam com sua imagem. É claro que ainda existem marcas que podem se autodenominar em comunicação com o cliente, mas deve haver cada vez menos atividades desse tipo. Infelizmente, na era do acesso universal à Internet – as crises estão se espalhando pelas vastas águas da rede muito rapidamente. Voltando às marcas: eles se concentram no cliente, mas também mostram que estão focados em problemas sociais ou ecológicos. O gerenciamento enxuto da distribuição é baseado em três pilares: a capacidade de responder à demanda total, entregar remessas na data prometida e manter o estoque a custos mínimos.