Métricas de desempenho da estratégia de retenção – Quando você precisa rastrear um número tão grande de parâmetros e fatores, é muito difícil avaliar objetivamente a eficácia da estratégia e dos esforços escolhidos. O próximo lote de métricas ajudará você a avaliar quão bem é a sua estratégia de retenção de clientes escolhida.
Valor da vida útil do cliente – O valor da vida útil do cliente indica a quantidade esperada de lucro de um cliente regular para todo o período de sua interação com a marca. Para máxima precisão, a métrica leva em consideração as compras anteriores do cliente.
Quanto maior, melhor. Por que isso é importante – Essa métrica fornece uma oportunidade para entender quanto você precisa investir para atrair clientes. Quanto maior o valor do CLV, menos investimento poderá atrair. Conhecer o lucro previsto de clientes regulares permite reformatar o orçamento, alocando mais fundos para criar fortes relacionamentos de confiança com os clientes existentes, a fim de aumentar o lucro potencial.
Como calcular o valor da vida útil do cliente – Essa é uma métrica complexa, cujo cálculo requer as seguintes variáveis - valor do cliente e duração média da interação do cliente com a empresa. O valor do cliente é calculado multiplicando a verificação média pela frequência das compras.
O tempo médio de interação é o intervalo entre a primeira e a última compra do cliente. Essa métrica é extremamente difícil de calcular por conta própria. É mais fácil se concentrar nos dados médios do setor.
Como melhorar o CLV – Torne a empresa mais conveniente para a interação. Entendemos pela conveniência da interação com a empresa: rapidez do serviço, facilidade de fazer e receber um pedido, ajudar na escolha, disponibilidade online e offline, vários canais de comunicação e notícias.
Taxa de Utilização da Remuneração´- Uma métrica muito interessante que mostra quão profundamente o cliente está envolvido e apaixonado pela marca. A métrica reflete o número de bônus acumulados usados para novas compras.
Por que isso é importante? Essa métrica mostra claramente a eficácia do programa de fidelidade, o quanto o usuário valoriza e ama a empresa. Este indicador é usado para avaliar e otimizar o programa de fidelidade.
O principal erro dos profissionais de marketing de marca é uma tentativa de aumentar as vendas com promoções e ofertas especiais. Mas isso dá apenas um efeito temporário. É muito mais importante criar uma marca em que os usuários confiem.