Hoje, os jovens de 15 a 32 anos estão se aproximando do auge como empregados de empresas, empresários e consumidores. Porém, profissionais de marketing e profissionais de RH observam que os “jogos” se comportam de maneira diferente dos representantes da geração mais velha na idade.
Eles assistem TV cada vez menos e não acreditam em notícias e publicidade tradicional, não sonham em trabalhar em um banco e não medem o sucesso na carreira no número de anos passados na empresa. Eles amam esportes, viajam, respeitam seu tempo pessoal e monitoram sua saúde.
Isso torna as comunicações tradicionais de publicidade e marketing ineficazes quando se trabalha com jovens modernos. Por razões óbvias, é fundamental que as empresas encontrem um idioma comum com os “jogos”, a fim de estimular a economia dos negócios.
Quem são os millennials e por que seus negócios devem contar com eles? Aconteceu que os valores e necessidades dos jovens são diferentes daqueles que guiaram os representantes das gerações mais velhas em sua idade. Esse fenômeno de “dissimilaridade” explica de maneira convincente a teoria das gerações.
Segundo essa teoria, as pessoas mudam a cada 20 anos cuja percepção da vida é radicalmente diferente de seus antecessores. Pessoas da mesma idade estão unidas não apenas por um cenário histórico, mas também pelo sistema de valores formado sob sua influência. Para algumas pessoas, os valores materiais são mais significativos, para outras – espirituais. Algumas pessoas gostam de ir a manifestações, outras gostam de refletir e escrever poemas. E, como Franklin Roosevelt disse, “muito foi dado a algumas gerações, muito é exigido de outras”.
Profetas, andarilhos, heróis e artistas: como as quatro estações do ano, os quatro arquétipos de gerações substituem-se sucessivamente e depois repetem o ciclo novamente. A mudança geracional ocorre aproximadamente uma vez a cada 20 anos, respectivamente, o tempo total do ciclo de quatro gerações é de aproximadamente 80 anos. Cada tipo de geração recai sobre um certo ciclo de desenvolvimento social e econômico: ascensão, despertar, recessão, crise (alta, despertar, desvendar, crise). No século 20, quatro gerações se substituíram sucessivamente. Heróis nascidos no início do século passado fizeram uma revolução e depois participaram da guerra. Eles foram substituídos pelos “filhos da guerra” – uma geração silenciosa de artistas cuja personalidade foi formada sob a influência inabalável da liderança autoritária e determinou o desejo de “escapar” de duras realidades para o mundo da arte e da criatividade.