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PROPAGANDA SENDO A ALMA DO NEGÓCIO

A era dos chatbots, ou Vida após o marketing por email

Qualquer canal de marketing, mais cedo ou mais tarde, começa a desaparecer. Isso pode ser devido ao aumento da concorrência, ao aumento dos custos da luta de mercado ou simplesmente porque o canal atingiu seu limite de economia.

Quando os profissionais de marketing têm uma nova ferramenta para trabalhar com uma audiência, em um determinado estágio, permite obter resultados significativos a um custo mínimo. Agora, esta etapa está passando, por exemplo, por publicidade em vídeo no Facebook. O custo da publicidade em vídeo em uma rede social ainda é relativamente baixo, enquanto o nível de eficácia nos negócios online é extremamente alto.

Obviamente, de acordo com as leis do mercado, tal situação não pode durar muito. Obviamente, o aumento da demanda por publicidade em vídeo no Facebook em breve levará a um aumento em seu custo. A ferramenta deixará de ser atraente para as pequenas empresas. Ao começar a usar o novo canal de marketing mais cedo do que a maioria dos concorrentes, você assume certos riscos, mas ao mesmo tempo obtém oportunidades adicionais.

Em alguns casos, estar entre os primeiros é especialmente importante. Um exemplo é a Amazon. As empresas que publicaram suas ofertas na Amazon.com antes das outras “apostaram” em um lugar mais alto nos resultados da pesquisa. Os pioneiros estabelecem uma barreira impenetrável para os concorrentes, fornecendo acesso quase exclusivo a uma fonte estável de tráfego.

Mas cada moeda tem dois lados, e a conexão antecipada com o novo canal pode ser uma verdadeira maldição. Em 2011, empresários e empresas privadas investiram ativamente dinheiro e tempo trabalhando na rede social Google+, que atraiu 10 milhões de novos usuários em apenas duas semanas a partir da data de lançamento. O projeto foi promissor, mas não atendeu às expectativas.

Em meados de 2015, o Google, de fato, acenou com a mão em sua rede social, deixando os primeiros seguidores a calcular as perdas incorridas. Crise de email marketing – Pelos padrões do marketing na Internet, o histórico de interação com o público por meio de boletins de notícias por e-mail é muito longo. A ferramenta testada pelo tempo ainda é muito popular hoje. O problema é que obter os endereços de e-mail de clientes em potencial está ficando cada dia mais difícil, e a taxa de cliques dos boletins está caindo gradualmente. Portanto, o marketing por email está ficando mais caro.