Em 2016, das dez músicas mais tocadas pelas rádios brasileiras,  todas eram do estilo sertanejo.  Nos programas de televisão e ainda nos serviços de streaming pela internet, as músicas de duplas e artistas-solo do gênero sertanejo também são as que fazem maior sucesso entre o público, o que consequentemente, atraiu a atenção do meio publicitário.

Nos últimos tempos, tem sido cada vez maior o número de artistas sertanejos conquistando a preferência das marcas para protagonizarem as suas campanhas publicitárias. Recentemente, um trecho da música “De Tudo”, cantada pela dupla Simone & Simaria, foi escolhida para fazer parte da nova campanha da TIM.

Isso significa que a operadora de telefonia identificou o grande carisma e sucesso que Simone & Simaria tem conquistado, e decidiu aproveitá-lo para apresentar ao público os seus novos planos pré-pago. De acordo com a diretora de Advertising e Branding Management da TIM Brasil, Ana Paula Castello Branco, a empresa sempre teve uma ligação com a música e considera o sertanejo como o ritmo ideal para propagar a mensagem da empresa para o público.

Essa escolha pela dupla Simone & Simaria caracteriza a força de um movimento que surgiu recentemente no universo musical, que é o“feminejo”. Esse movimento consiste nas duplas e artistas-solo do sertanejo formadas por mulheres, as quais cantam sobre a liberdade e a importância da autoestima feminina.

E o “feminejo” tem sido alvo de destaque no meio publicitário. Outra campanha desse tipo é a mais nova da Caixa Econômica, estrelada por outra artista do gênero, a cantora Naiara Azevedo, do hit “50 reais”. Aproveitando que Naiara é uma artista-solo, a campanha da instituição decidiu fazer uma brincadeira, revelando que a nova dupla da cantora era a Caixa, o que gerou curiosidade entre o público e atingiu o resultado esperado pelo marketing da campanha.

Por fim, outra dupla de sucesso do “feminejo”, Maiara & Maraísa, também estão em alta no meio publicitário. As cantoras são as atuais garotas propagandas da nova linha de produtos para o corpo da Avon, e ainda se tornaram embaixadoras da Niely, aparecendo nos comerciais da linha Cor & Ton Mega Colors. Em ambos os trabalhos, é possível perceber a vontade das marcas em escolher as artistas para destacar o empoderamento e a autoestima das mulheres.

Contudo, de acordo com a opinião do diretor de criação da agência Propeg, esse uso excessivo de artistas do mesmo gênero musical em várias campanhas publicitárias pode acabar desgastando o público. Para evitar que isso aconteça, é preciso continuar sempre inovando nas ações e criar campanhas que se destaquem pela criatividade. Quando as marcas conseguem utilizar esse gênero de sucesso do momento de forma natural com as suas propostas, o resultado pode ser muito positivo.