Quem está com o Facebook atualizado já deve ter percebido que, no último dia 28 de março, ele também aderiu àquele formato de propagar conteúdo que só dura 24 horas – o queridinho “Stories”, lançado pioneiramente pelo Snapchat.
Mais um Stories, por que Mark Zuckerberg? Bom, não é tão difícil de sacar a tentativa do programador e empresário norte-americano, fundador do Facebook, de enfraquecer o Snap, visto que as outras duas redes sociais pertencentes ao Facebook – o Instagram e o Whatsapp – também aderiram, antes ainda, o uso da mesma ferramenta.
Zuckerberg, por varias vezes, tentou comprar o Snapchat em 2012, no entanto, não conseguiu. O Snap, por sua vez, vinha crescendo, o que se tornou uma ameaça ao Instagram. O que o empresário pensou para frear a rede do fantasminha foi, justamente, lançar o Instagram Stories, com funções parecidas com a do concorrente. Ele fez isso ano passado, entretanto, não parou por aí. Posteriormente, o Stories foi parar no Messenger, no WhatsApp e, recentemente, no Facebook. A novidade foi ironizada nas redes sociais e virou fonte de vários memes.
Opinião dos analistas
O sócio-diretor executivo de planejamento da agência de negócios criativos Peppery, Bruno Bernardo, porém, não vê problemas na repetição do formato. Segundo ele, o risco mesmo está no processo de banalização da ferramenta.
A gerente de comunicação digital da RMA Comunicação, Daniela Giuntini, por sua vez, vê o lançamento do Facebook Stories como positivo por dois motivos – “Primeiro, porque apresenta o formato para novas audiências, que não estão no Instagram e no Snapchat. Em segundo lugar, e mais importante, é que a ferramenta amplifica a utilização de vídeos, popularizando ainda mais esta mídia como uma nova forma de se comunicar. Do mesmo jeito que no começo do Facebook não era possível publicar fotos e vídeos. Talvez, em um futuro não tão distante, o texto quase não exista por lá”.
O fundador da mLabs – uma plataforma de gerenciamento de redes sociais – Rafael Kiso, lembra que foi o Instagram que deu projeção e melhores ferramentas ao aplicativo, ainda que tenha sido o Snapchat o pioneiro no lançamento do formato. “Com a chegada do Stories e suas atualizações quase que semanais, contemplando transmissões ao-vivo, analytics, mídia paga, integração com artigos, vêm se somando ao Instagram uma grande vantagem nessa corrida”, explica Rafael.
Já o para o Vice-Presidente de inteligência digital da agência DM9, Vicente Varela, o Instagram Stories expandiu o que antes era uma experiência exclusiva de usabilidade do usuário do Snapchat. Ele ainda acrescenta – “Acredito que as plataformas não são concorrentes diretas, pois ainda temos um público mais qualificado e curador de conteúdo no Instagram, enquanto no Snapchat temos um público mais jovem e imediatista”, conclui Varela.