A forma como as pessoas se comunicam mudou, e isso vale para quem tem um negócio e precisa ir até onde está o seu cliente. Nada de e-mails persuasivos ou banners atrativos – ainda que sejam viáveis também –, mas estar em um local onde as pessoas concentram a maior parte do tempo pode ser mais rentável do que se imagina, para quem lida com marketing e publicidade. É o caso das redes sociais.

Instagram – comprada pelo Facebook em 2012 – tem se tornado uma das redes sociais de maior acesso mundial, e já é muito utilizado para campanhas de marketing e publicidade, porém, nem todos sabem usar a plataforma para converter os usuários da rede em cliente.

Isso deve-se, certamente, ao fato de que nem todos sabem que desde 2015 é possível usar o Instagram para criar anúncios.

Segundo Lucas Burza, sócio-fundador e diretor de conteúdo da empresa especializada em marketing digital – Agência Linka, uma pesquisa de janeiro deste ano diz que dois em cada cinco brasileiros já se inspiraram no Instagram para fazer uma compra, ou seja, o conteúdo nessa rede social inspira o consumidor. Lucas Burza ainda afirmou que criar peças publicitárias partindo do conceito de que o Instagram é uma plataforma inspiradora é uma excelente prática.

Influenciadores digitais para trabalhar em prol da marca

Apesar de pertencer ao Facebook, o Instagram não deve ser explorado da mesma forma, pois ambas trabalham com finalidades diferentes. No que diz respeito a jornada do consumidor, o Instagram funciona como uma etapa do topo do funil – técnica ligada ao marketing de conteúdo chamada imbound marketing – que é quando o consumidor está procurando algo que aborde aquilo que ele deseja, que lhe sirva de inspiração e o atraia para a compra, e não para finais de conversão.

O empresário Lucas Burza também garantiu que o uso de influenciadores digitais, neste caso, os instagramers, são uma ótima alternativa para se obter grandes retornos. Mas destaca que a ação do modelo deve condizer com a marca, influenciador, canal e público-alvo. Escolher o influenciador, segundo o empresário, também é muito importante, pois é ele quem vai endossar sua ação. Portanto, ele precisa estar adequado à estratégia de comunicação da marca e saber quem é o seu público, que receberá a publicidade.

O recurso Stories do Instagram pode ser melhor explorado para aumentar as vendas seguindo essas dicas do empresário:

  1. Play with time – Ideias para venda com tempo limitado;
  2. Play with promos – Promover hashtags e promoções;
  3. Tutorial – Passo a passo para aprender alguma coisa;
  4. Discovery – Teasers sobre produtos;
  5. Behind the scenes – Experiências exclusivas.