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Reclamações de usuários de planos de saúde no Brasil sobem quase 50% em 2023

Nos dez primeiros meses de 2023, subiu 47,9% o número de reclamações de usuários de planos de saúde no país (tanto as assistenciais como as não assistenciais), quando a análise é feita ante o mesmo período de 2022. As reclamações referentes à natureza assistencial dos planos representam uma parcela de 82,7% do total de notificações registradas até outubro — em 2022, esse percentual era de 80,5%

Os dados são da terceira edição do boletim “Panorama – Saúde Suplementar”, publicada no final de dezembro, dia 27, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  

O levantamento também revelou a situação do chamado Índice Geral de Reclamações (IGR), que aumenta conforme a insatisfação dos usuários. De acordo com as notícias da ANS, o indicador apresentou aumento, ano a ano, para planos de assistência médica e uma certa estabilidade para planos de cobertura exclusivamente odontológica. 

“Em média, os planos de assistência médica tiveram 55,1 reclamações para cada 100 mil beneficiários; enquanto os planos exclusivamente odontológicos tiveram, em média, 1,3 reclamação para a mesma quantidade de beneficiários nos primeiros 10 meses de 2023”, especificou o Panorama quanto ao IGR. Nos anos anteriores, para planos de assistência médica, essas médias foram: 36,8 em 2022; 30,2 em 2021; e 24,1 em 2020. Já para planos exclusivamente odontológicos, foram: 1,2 em 2022; 1,5 em 2021; e 1,6 em 2020. 

Confira esses e demais dados e informações a respeito do assunto na íntegra da terceira edição do boletim Panorama – Saúde Suplementar, da ANS. 

Sobre o Panorama 

A terceira edição do boletim Panorama – Saúde Suplementar traz dados e informações referentes ao terceiro trimestre de 2023, bem como alguns dados atualizados até outubro. 

“A publicação reúne dados e informações já disponibilizados pela ANS em seu portal, em diferentes ferramentas, como a Sala de Situação, ANS Tabnet e em painéis dinâmicos, com o diferencial de apresentar análises técnicas sobre o conteúdo, o que proporciona uma visão mais panorâmica do setor”, informou, ainda, a Agência Nacional de Saúde Suplementar.