Embora muitas pessoas não saibam, muitas coisas que fazem parte do nosso cotidiano foram inventadas para uso militar. Roupas, carros, doces e até mesmo telefone celular eram figuras que faziam parte dos itens militares presentes em campos de batalhas.
Algumas marcas carregam orgulhosas as histórias bélicas, outras preferem deixar este passado em alguma trincheira esquecida. Abaixo, você conhecerá alguns bons exemplos e, certamente, se surpreenderá.
Jeeps
Os valentes veículos que hoje protagonizam propagandas comerciais para o segmento de aventuras naturais, teve sua produção iniciada para atender o exército americano na Segunda Guerra Mundial. A frota que atravessa campos de batalhas, felizmente, deixou este passado distante e passou a proporcionar experiências muito mais felizes em sua história atual.
Hugo Boss
O péssimo passado desta marca está ligado à produção de uniformes para o Partido Nazista Alemão. Em 1928, a marca passou a ser a fornecedora exclusiva de roupas para o exército nazista.
O capricho de seus estilistas era voltado para criar uniformes do Partido Nacional Socialista, da Juventude Hitlerista, e de outros grupos que faziam apologia a este capítulo triste na história da humanidade.
Ray-Ban
O clássico modelo Aviator foi criado em 1936. Seu design foi um pedido especial das forças armadas americanas, que, entre as solicitações, desejavam oferecer maior conforto contra as náuseas de pilotos que voavam em grandes alturas.
M&Ms
Até mesmo os deliciosos M&Ms foram inspirados em períodos de guerra. Durante a Guerra Civil Espanhola, os solados tinham o costume de comer chocolates cobertos com açúcar – que tinha a função de não deixar o sol derreter os doces. Observando isto, Forrest Mars Sr. decidiu criar as casquinhas coloridas que mantém o produto conservado por mais tempo.
Fusca
Um dos carros mais queridos do mundo, o Fusca, teve sua origem no período nazista. Adolf Hitler pediu à Porsche que fabricasse carros populares que pudessem ser facilmente vendidos na Alemanha, com o intuito de estimular a economia e inaugurar a numerosa quantidade de vias recém-inauguradas. Foi então que em 1938 surgiu o Volkswagen Beetle, o nosso querido Fusca.
Fanta
O embargo comercial durante a Segunda Guerra Mundial impediu que as garrafas de Coca-Cola chegassem à Alemanha. Como solução, a divisão da Coca-Cola na Alemanha criou um refrigerante com bagaço de frutas cítricas e soro do leite. O então chamado refrigerante “Fantasie” só era vendido em terras germânicas, quando a Coca-Cola decidiu lançar o novo para o mundo em 1955.
Motorola
No início de sua história, a Motorola tinha como nome Galvin Manufacturing Corporation e se concentrava apenas em fabricar baterias.
Foi então que em 1940, criou o rádio portátil Handie-Talkie para atender as necessidades de comunicação durante a guerra. Foi assim que começaram a surgir os primeiros telefones celulares do mundo.