A marca holandesa Heineken declarou oficialmente a aquisição da Brasil Kirin pelo montante de € 664 milhões, valor em reais que ultrapassaria a casa dos R$ 2 bilhões. Com essa aquisição, a Heineken se tornará a segunda maior cervejaria em atuação no país, ficando atrás apenas do Grupo Ambev. As marcas que serão adquiridas com a compra do Brasil Kirin incluem os direitos sobre a Devassa, Schin, Baden Baden e Eisenbahn.
Através de um comunicado oficial, a Heineken declarou que com essa compra, o intuito da empresa é ampliar a sua presença em todo o Brasil e assim fortalecer o seu portfólio atual de marcas. Além disso, a Heineken certamente tem priorizado o mercado brasileiro, tendo em vista que, segundo uma pesquisa divulgada pela Euromonitor, o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
De acordo com o CEO da Heineken, Jean-François Van Boxmeer, essa transação é importantíssima para o mercado global de cerveja, e reitera o compromisso da empresa com o mercado brasileiro.
Os resultados financeiros recentes da Brasil Kirin informam que a empresa teve uma receita de R$ 3,7 bilhões no ano de 2016, com um prejuízo de cerca de R$ 260 milhões. Para a conclusão dessa aquisição pela Heineken ser finalizada, será necessário que a transação passe por uma série de aprovações regulatórias, as quais podem demorar ainda alguns meses para serem finalizadas.
Segundo a analista Anna Ward, especializada em bebidas alcoólicas pela Euromonitor International, o Brasil demonstrou ser um mercado em crescente expansão para a Heineken. De acordo com Ward, a Heineken foi a marca na categoria lager premium a apresentar o maior crescimento no mercado no ano de 2015. Ainda segundo a analista, o principal objetivo da marca no país é em relação ao seu valor, e esse crescente interesse pela categoria premium tem feito com que a Heineken seja cada vez mais bem sucedida nos seus objetivos.
Antes de anunciar essa aquisição, a Heineken já tinha confirmado as suas intenções de adquirir a Brasil Kirin há algumas semanas. Nesse período, os analistas estimaram que essa compra seria feita por um montante de aproximadamente US$ 870 milhões.
Segundo a empresa Nielsen, o Brasil foi responsável por um consumo de cerca de 13,5 bilhões de litros de cerveja no ano de 2015, sendo que no período, a Heineken apareceu na terceira posição entre as marcas mais vendidas, com 9% de participação nesse mercado, uma posição acima da Brasil Kirin, que deteve 8,5%. A vice-liderança desse ranking ficou com o Grupo Petrópolis, que possui 14%. Já a Ambev, permanece sendo a líder absoluta no mercado de cervejas do país, com uma parcela de mais de 60%.