Ao administrar uma loja online, precisamos aceitar que os clientes devolvam as mercadorias. Eles têm o direito de fazê-lo, podem se retirar do contrato de compra e, se o fizerem em tempo hábil, devemos entender que, por algum motivo, o produto não atendeu às suas expectativas. Quais são os motivos mais comuns para devoluções e por que essas informações são muito importantes para nós? Você pode ler sobre isso no guia de hoje.
Por que um determinado produto é devolvido são informações muito importantes para nós, que podem nos dizer o que há de errado com nossos negócios ou com o produto que está sendo vendido. Além disso, a análise da política de devoluções e a qualidade do atendimento ao cliente nesta fase são muito importantes para a experiência do cliente, o que para muitos compradores é um fator que influencia na economia final e no contato adicional com a marca.
A questão é quão grande a porcentagem de retorno em uma loja virtual deve ou pode ser, para que não desperte suspeitas e não seja um sinal de problemas sérios. Acontece que não há um indicador uniforme para as lojas online, porque cada uma delas é diferente, mas vale a pena analisar qual volume aparece a cada mês e verificar se ele permanece no mesmo nível ou se muda, qual poderia ser a razão disso?
Cada loja eletrônica tem sua própria política de devolução. Um grande número de vendedores permite suas próprias regras para aceitar devoluções, abrindo para as expectativas dos clientes e expandindo seus direitos em relação à compra à distância. Os maiores players do mercado deram um passo adiante e permitem que os clientes devolvam mercadorias sem fornecer um motivo para até 30 dias e sem custo adicional. Amazon permite que usuários “premium” experimentem produtos de moda em casa. Se eles atendem às suas expectativas, apenas uma taxa é cobrada. Se um produto não se encaixa ou o comprador simplesmente não gosta, ele é retirado sem custos adicionais pelo correio. No entanto, não é a maneira de vender produtos que é a mais importante para nós, mas as razões para devoluções.