95% dos usuários confiam nas análises dos clientes ao escolher um produto. E se o feedback de texto anterior foi suficiente, hoje é importante que o usuário veja não apenas uma avaliação qualitativa, mas também quantitativa do produto. E essas são as próprias estrelas do cartão do produto. Hoje estamos falando sobre como usar a classificação do produto corretamente.
A classificação reflete não apenas a qualidade (quão alto / baixo) outros usuários classificaram o produto, mas também a classificação quantitativa (quantos usuários classificaram o produto como alto e baixo).
O componente quantitativo é importante, pois fornece uma imagem mais objetiva. Afinal, a classificação geral dos produtos 5, que consiste em um voto, não é uma avaliação objetiva. E o potencial comprador levará isso em consideração ao estudar as críticas e notícias sobre determinada produto.
Outra função importante do componente quantitativo é equilibrar o negativo e o positivo. Vamos explicar com um exemplo.
Os usuários, em regra, tentam encontrar e entender nas revisões todas as possíveis negativas sobre o produto selecionado . Se um usuário encontrar várias críticas extremamente negativas (por exemplo, 3) e vir que este produto possui 25 críticas positivas e 10 neutras, ficará claro para ele que a negativa é mais uma exceção do que uma regra, e o produto é bastante confiável.
A classificação permite que você tenha uma ideia rápida das opiniões dos usuários. Um potencial comprador não tem tempo para ler todas as resenhas sobre o produto selecionado, pois o estudo das mercadorias costuma ser comparado com opções semelhantes.
O que acontece em uma situação em que o usuário não vê a distribuição das classificações, mas apenas várias revisões de texto?
Aqui, o mesmo comportamento humano é observado nos resultados da pesquisa. Somente por outros motivos. O usuário visualiza apenas a primeira página ou as primeiras 7 a 10 avaliações. Por razões de economia de tempo. E não é o fato de que, entre as resenhas da primeira página, haverá um mix objetivo.
Como regra, as revisões são classificadas da melhor para a pior. Vendo todas as críticas positivas, o usuário pode duvidar de sua objetividade.
A classificação deve ser clicável – A classificação deve servir como um filtro nos negócios, para mostrar rapidamente ao usuário todos os comentários com essa classificação. 90% dos usuários que estão interessados apenas em críticas positivas ou negativas tentam filtrar as classificações clicando nas estrelas ou nas barras de progresso.