Vários estudos e notícias mostram os efeitos positivos do distanciamento social em Wuhan, alertando que as restrições devem continuar a atenuar uma possível segunda onda da epidemia
Algumas pessoas na cidade chinesa de Wuhan experimentaram a coisa mais próxima de um milagre esta semana. Por algumas horas, eles puderam sair de casa e passear nos parques, caminhar por uma cidade fantasma que foi – e continua – fechada para o resto do país devido à pandemia de coronavírus. Apenas uma pequena proporção de habitantes dos bairros periféricos da cidade foi autorizada a sair, mas ainda é uma imagem de esperança para o resto das cidades e países que, como a Espanha, ainda estão atolados no pior da crise. É inevitável que Wuhan seja o espelho no qual eles querem se olhar.
Em fevereiro, durante o auge da epidemia, cerca de 3.000 novos infectados foram detectados todos os dias. A epidemia começou em 31 de dezembro e Wuhan foi encerrada em 23 de janeiro. Agora, após mais de 70 dias de isolamento, pela primeira vez não há contágio local por cinco dias consecutivos, segundo dados de 23 de março. Nesta terça-feira, as autoridades provinciais anunciaram que, em 8 de abril, a dura quarentena imposta por dois meses nesta cidade de 11 milhões de habitantes será levantada.
A luz no fim do túnel está começando a aparecer e vários estudos publicados nesta semana analisam o caso de Wuhan em detalhes. Uma das principais conclusões é que fechar cidades, isolar a população, funciona. As medidas adotadas pela China permitiram uma queda drástica nos casos, explica um grupo de epidemiologistas dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Itália e outros países em um estudo publicado na Science. Mas os efeitos eram esperados. Com um período de incubação de cinco dias que às vezes chega aos 14, o efeito das medidas não pôde começar a ser visto até depois de uma semana. Até então, o número de casos e mortes não parava de crescer. É o mesmo que os países mais afetados estão vendo agora, incluindo a Espanha.
Você pode acompanhar um mapa mundial da COVID19 a partir do link.