A empresa Jhonson’s Brasil resolveu revolucionar seguindo as tenências pautadas na inclusão e respeito às diferenças, lançando para o último Dia das Mães uma campanha publicitária na qual a grande estrela se trata de um bebê com Síndrome de Down.
A campanha foi criada pela agência de publicidade DM9DDB, empresa que atua no ramo há 28 anos, sendo premiada com 127 leões em Cannes e tendo outros grandes clientes como a Ambev, Walmart e Itaú.
O filme da campanha consiste na demonstração parte por parte de um bebê, que evolui mostrando os pés, olhos, mãos e a pele, dando a impressão da percepção da mãe na descoberta que envolve a maternidade e, ao fim, revela que o bebê é Síndrome de Down e surge a frase “Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson’s”.
Na campanha testaram 50 bebês, todos Down, e o escolhido foi Lucas Berzins, de um ano de idade. De acordo com o diretor do filme, Fred Luz, que trabalha na O2 Filmes, Lucas foi escolhido pelo seu sorriso, “Queríamos um bebê que, quando ele sorrisse, os espectadores sorrissem juntos”, contou o diretor.
Para a ação foi estudado o tema por meio da visita a clínicas especializadas e familiares das crianças que participaram da seleção. Dessa forma, foi explorado o tema com responsabilidade e repassando a sensibilidade que envolve a figura materna, pois isso a campanha foi feita nesta data, buscando trazer o tema à tona de forma mais natural.
De acordo com a Jhonson’s Brasil a intenção da campanha foi justamente a celebração da diversidade sob um aspecto moderno da figura materna, introduzindo os momentos especiais produzidos por ela. E, além da campanha televisa de 30 segundos que foi limitada ao Brasil, a marca lançou a campanha de forma virtual, com duração de 60 segundos, com alcance mundial, por meio de canais virtuais e a redes sociais da empresa.
Na fanpage da marca no Facebook, o vídeo já contabiliza mais de 6 milhões de visualizações e no youtube a vídeo já conta com quase 13 milhões de views.
Numa visão de marketing, o acerto foi gigante, pois a campanha humanizou a empresa, trazendo o consumidor pra mais perto, demonstrando que esta possui compromisso social e busca promover a diversidade.
Sob o aspecto humano, a empresa traz um tema sensível que ainda possui resistência na sociedade e busca sensibilizar o público sobre o assunto, demonstrando que as diferenças são belas e devem ser aclamadas.
Dessa forma, a empresa consegue, além de trazer um novo público para perto dela, fazer o consumidor e ouvinte associar a empresa como preocupada com temas importantes e sensíveis. Além disso, pode ter gerado um grande ganho de imagem da marca, pois, muitas vezes o valor que uma marca gera está associado a imagem que ela passa ao público.