Blackout Zone

PROPAGANDA SENDO A ALMA DO NEGÓCIO

Vendas de veículos eletrificados leves ficam abaixo de 15 mil unidades em agosto, mas ainda representam um grande avanço ante agosto do ano passado, informa ABVE

As vendas de veículos eletrificados leves no país somaram 14.667 unidades em agosto — resultado que representa uma queda de 4,2% ante julho (15.312), mas uma alta de 56,8% ante agosto de 2023 (9.351). No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado brasileiro de eletrificados vendeu 109.283 unidades de veículos eletrificados leves, o que, nesse caso, trata-se de um aumento de 122,8% ante o mesmo período de 2023 (49.052 unidades emplacadas).

Os dados em questão são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), e foram divulgados no início de setembro, dia 4. De acordo com a entidade, o destaque entre os eletrificados é a categoria de veículos plug-in (com recarga externa ((BEV+PHEV)), que lidera as vendas do segmento há 12 meses seguidos, desde agosto do ano passado — “consolidando, assim, uma tendência que mudou esse mercado no Brasil”, frisou a Associação.

Ainda a respeito desse setor de negócios do Brasil, a ABVE informou que, desde o início da série histórica da entidade (2012) até agosto de 2024, o Brasil já contabiliza um total de 329.714 eletrificados leves em circulação no país, considerando todas as tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV). “Desses, pelo menos 181.477 são elétricos plug-in (BEV e PHEV)”, pontuou.

“Os números de agosto indicam também que a eletromobilidade segue avançado nas diferentes regiões do país e se dirigindo para as cidades do interior.  Os eletrificados, que antes eram vistos somente nas capitais, já são encontrados em outros municípios”, acrescentou a reportagem da ABVE. 

A participação dos eletrificados sobre o total de veículos leves vendidos no mercado doméstico brasileiro (automóveis e comerciais leves), por sua vez, foi de 6,6% em agosto de 2024. “Esse percentual manteve a média de market share dos eletrificados, em torno de 7% ao longo do ano”, ressaltou a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

Todos os dados sobre a evolução do setor, desde 2012, podem ser encontrados na íntegra da publicação feita pela ABVE.