Blackout Zone

PROPAGANDA SENDO A ALMA DO NEGÓCIO

Tribunal Superior Eleitoral se despede da ministra pioneira Luciana Lóssio

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se despede da ministra Luciana Lóssio, a primeira ministra mulher a trabalhar na maior instância da justiça eleitoral do país eleita em 2011.

O presidente do TSE, ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes destacou o trabalho de Luciana, a que adjetivou de “sereno e agregador”.

Presentes na seção estavam outras mulheres que se somam a Luciana Lóssio no trabalho jurídico de altas instâncias brasileiras, a presidente do Supremo Tribunal Federal ministra Carmém Lucia, que assumiu a chefia do judiciário em setembro de 2016, e as ministras Nancy Andrighi e Laurita Vaz.

Reconhecimentos pelo desempenho

O ministro Gilmar Mendes em seu discurso ressaltou ainda o esforço de Luciana Lóssio para agregar ainda mais mulheres no Direito, seja na advocacia, nos tribunais e nas promotorias.

Desejou a Luciana “pleno sucesso pessoal e profissional e que continue a dar voz à participação feminina nos diversos espaços institucionais do país”.

A representante do Instituto Brasileiros de Advogados do Direito Eleitoral (Ibrade), do qual Luciana também é membra, a advogada Angela Baeta declarou que “A ministra honrou a toga e muito orgulha a advocacia brasileira”, ressaltando as comemorações da advocacia brasileira ao saberem da nomeação de uma representante do sexo feminino no Tribunal Superior Eleitoral.

Nicolau Dino, vice-procurador eleitoral desejou a brasileiense após cumprimentá-la “todo sucesso na continuidade de sua jornada profissional”.

Discurso de despedida

“É com alegria que termino esse ciclo e agradeço as generosas palavras. Só tenho a agradecer a convivência harmoniosa e o aprendizado nos inúmeros debates. Foi uma enorme honra integrar a Justiça Eleitoral brasileira e contribuir para o aprimoramento do regime democrático na presença de tão ilustres ministros. Volto para o outro lado da tribuna com a certeza de dever cumprido” Com essas palavras, Luciana Lóssio despediu-se do TSE afirmando ainda que a Justiça Eleitoral é uma grande família unida pelo trabalho diário. Afirmou ainda sentir-se com orgulho por aquilo que chamou de inadiável debate sobre a sub-representação da mulher na política, referindo-se ao fomento de debates necessariamente urgentes para discutir a integração da mulher não apenas no Direito mas em todos os postos da sociedade, posição que defendeu em declarações anteriores em que afirmou que mulheres deveriam ocupar metade das cadeiras no Legislativo Federal, Estaduais e Municipais, evocando o quinto artigo da Constituição Cidadã de 1988 que diz que homens e mulheres são iguais perante a Lei, tendo mesmos direitos e deveres.

Agradeceu também aos servidores de seu gabinete, cujo desempenho para com ela chamou de “dedicação diferenciada e extremada”.

Outras homenagens

Luciana Lóssio recebeu também outras homenagens de várias entidades, como mo movimento Mais Mulheres no Direito. DE trinta mulheres desse movimento recebeu o reconhecimento pelos dois biênios no TSE, no Salão Nobre do Tribunal localizado em seu subsolo. Na ocasião, Luciana recebeu também das mãos da vice-governadora do Piauí, Margarete de Castro Coelho, uma escultura do artista plástico Giuseppe Bosica.

Trajetória profissional

Luciana é formada em Direito Eleitoral desde 1999, e trabalhou como advogada. Trabalhou sete anos na Procuradoria Geral da República e entrou no TSE.