A primeira coisa que se observa na entrada de um bar com cartazes de cerveja é a figura de uma mulher com roupas provocantes ou de biquínis minúsculos. Os corpos das modelos são de dar inveja, exibindo uma silhueta escultural.

Ultimamente, têm-se dado muita atenção a esse tipo de apelo sexista de um padrão que não condiz com o cotidiano da mulher. Embora esse tipo de representação fizesse sucesso a um tempo atrás, hoje em dia não combina mais com a sociedade eclética em que o mundo se encontra. Além do mais, esse tipo de cartaz apenas reforça o teor machista da mensagem: Retratar a mulher como um simples objeto sexual que está ali apenas para servir. Essa ideia já virou retrógrada há muito tempo.

A Skol não quer mais essa realidade atrelada à marca e lançou uma campanha com o intuito de remover esse conteúdo dos bares em geral.

O vídeo, que já tem mais de 80 mil visualizações no Youtube, mostra algumas fotos de pôsteres antigos da Skol com modelos sensuais sendo rasgados com a seguinte frase de fundo:

“Essas imagens fazem parte do nosso passado. O mundo evoluiu e a Skol também. E isso não nos representa mais.”

6 ilustradoras foram convidadas para recriar pôsteres antigos e desconstruir estereótipos e preconceitos contra a mulher. O assunto que virou tema de discussão entre as ilustradoras foi: por que a mulher tem de estar servindo a cerveja e não tomando a cerveja?

Com frases como: “Redondo é sair do seu passado” e “Redondo é sair do seu quadrado”, o vídeo justifica a retirada dos cartazes como sendo uma ideia inovadora e de muito bom-tom para a época em que a sociedade se encontra.

No final do vídeo, a Skol convida os consumidores a acessar o site da marca e notificar pôsteres antigos para que sejam substituídos.

A diretora de Marketing Maria Fernanda Albuquerque comentou sobre a campanha:

“Não é uma forma de pedir desculpa, é uma forma de evoluir junto com o mundo, sem negar o que aconteceu de fato. É uma virada de página. É uma mega reflexão de olhar e admitir que não faz sentido aquilo existir.”

Geralmente, esses cartazes incomodam e não são mais bem vistos. Por isso faz-se tão necessário dar atenção ao assunto e trazer à tona a realidade das mulheres de verdade: Donas de casa, executivas, mães e qualquer outra mulher que queira tomar uma cerveja com amigos sem se sentir incomodada com esse tipo de imagem que não a representa.

Fonte