Em algum lugar do mundo pode existir alguém, neste momento, lendo um conteúdo avulso na web e que, de repente, se depara com uma propaganda ao canto da página, a respeito de um produto qualquer. Curiosamente, esse mesmo alguém estivera realmente pensando em adquirir esse produto. Chegou a pesquisar a respeito na internet, alguns momentos antes… E tornou-se mais uma isca do mercado.

O acesso à informação tem facilitado cada vez mais a vida do consumidor. Hoje em dia, há variedades de lojas virtuais, bem como cresce o volume de compras pela internet. Seguindo essa tendência, a novidade mais recente a respeito da web é que informações valiosas sobre o perfil das pessoas chegam aos computadores das empresas, e fazem brilhar os olhos dos especialistas em marketing. Buscas online, troca de e-mails, cliques, e uma diversidade de acessos estão compondo um robusto banco de dados, que fica à disposição de empresários do mundo todo. Só é necessário estruturá-lo e aplicar-lhe as estatísticas necessárias para encontrar potenciais clientes.

É a era do Big Data! Estabeleceu-se o tempo de se buscar os dados disponibilizados em nuvem para alavancar os negócios. Conforme publicou o jornal eletrônico Meio e Mensagem, chegou o momento em que é possível transformar “quantidade em qualidade”, e a obtenção de informações acuradas e personalizadas passou a significar mais dinheiro, maior faturamento e aumento dos lucros. Além de armazenar um imenso volume de dados, a Big Data tem se tornado cada vez mais gerenciável, à medida em que novas tecnologias lhe são incorporadas para melhorar a eficiência. A expectativa é que, acompanhando o progresso tecnológico, o acesso ao banco de dados se torne menos oneroso e de mais fácil acesso, a fim de aumentar sua eficiência.

Se, por um lado, o avanço da tecnologia e a globalização abriram horizontes às relações mercadológicas, por outro, a era digital intensificou as chances de se prospectar clientes em qualquer parte do globo. Cada vez mais barreiras da comunicação são ultrapassadas pela informática e os mercados conectados, que são os que saem na frente, tornam-se superaquecidos nesse novo ambiente de concorrência virtual.

Portanto, alguém que esteja fazendo, sem qualquer compromisso, uma busca na internet inocentemente e sem compromisso, já comunicou ao gigante Big Data sobre sua intenção. A informação já chegou na nuvem e um potencial fornecedor – ou vários –, começará a se apresentar através de novos anúncios, ou outros recursos da web, na tentativa de lhe proporcionar insights e… Aumentar a carteira de clientes!