Uma das novas tendências das marcas atualmente é investir em trazer de volta aquele produto que marcou a infância de toda uma geração e que há anos não é mais vendido nas lojas. De algum modo incentivada pelo avanço tecnológico, a nostalgia em relembrar produtos antigos está cada vem mais relevante, fato este que não poderia passar em branco para o mercado publicitário.

Como exemplo desse cenário, apenas nos últimos meses foi lançado um novo console da Nintendo, febre entre crianças e adolescentes dos anos 80 e 90, relançado o chocolate Surpresa e ainda uma nova versão do celular Nokia 3310, ícone da marca no início dos anos 2000, muito lembrado até hoje pelo famoso “jogo da cobrinha”.
De acordo com Marcelo Pontes, especialista em marketing da ESPM, esse é um movimento cíclico. Se atualmente estamos resgatando produtos que eram populares nos anos 80 e 90, na década de 80, por exemplo, o mesmo era feito em relação a produtos dos anos 50 e 60. O que é possível perceber facilmente é que resgatar o passado não é algo ruim, pelo contrário, pois possui um apelo bastante interessante para o marketing.
Uma marca que soube fazer isso muito bem foi a Rider, que aproveitando essa tendência do mercado, relançou recentemente alguns dos seus principais modelos, que haviam sido populares há muitos anos. Segundo o gerente de marketing da Grandene, Marcius dal Bo, a marca realizou extensas pesquisa de mercado e conseguiu detectar esse movimento de nostalgia em relação ao passado, aproveitando assim para relançar o primeiro modelo Rider.
Outra marca que tem investido nessa tendência é a Nestlé, que recentemente apostou em trazer de volta o chocolate Surpresa. No ano de 2012, a marca já havia feito algo parecido, relançando o chocolate Lollo, que era muito lembrado pelos consumidores. Nesse caso mais recente, é visível o oportunismo da empresa em relançá-lo em uma versão especial de Páscoa, apostando na nostalgia dos consumidores em relembrarem do chocolate justamente em um período onde o consumo do doce é mais alto.
Sobre essa ação da Nestlé, o especialista Marcelo Pontes destaca que apostar no relançamento de produtos descontinuados através de edições limitadas serve como um teste de mercado para as marcas, que irão analisar o desempenho do produto antes de decidir o seu destino. Contudo, para obterem sucesso nessas ações, o especialista destaca a importância de investir nas abordagem de comunicação corretas com o público, pois o interesse da marca é que os consumidores vejam o seu produto como “nostálgico” e não como “velho” ou “ultrapassado”, um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença.
Para isso, as marcas precisam desenvolver um acompanhamento adequado do mercado através de algumas pesquisas em diferentes formatos para descobrir mais sobre a resposta do público a um produto.