A Skol lançou uma campanha no Dia Internacional da Mulher, para que os bares de todo o Brasil retirassem os cartazes lançados pela própria empresa onde mostra imagens de mulheres estereotipadas retratadas como objeto sexual. A campanha pede exclusivamente para que os cartazes sejam removidos, pois a empresa não deseja mais passar a imagem errônea de que cerveja é para o consumo masculino, e muito menos de que a mulher deve ser um simbolo sexual.
O pedido da campanha foi feito através de um vídeo lançado pela empresa, onde eles declaram: “Isso não nos representa mais”. O anúncio aconteceu no dia 8 de março, em comemoração e valorização ao Dia Internacional das Mulheres.
No vídeo, a empresa ilustrou através da imagem de oito artistas mulheres que foram responsáveis por recriar os pôsteres antigos feitos pela marca, sob um olhar mais atual, livre de preconceitos e esteriótipos. O vídeo ainda faz um apelo para que os consumidores possam indicar os bares que ainda usam esses pôsteres antigos para que a marca possa substitui-los.
Essa propaganda machista que retrata sempre a mulher em trajes pequenos servindo cerveja para os homens, sempre foi criticada pela maioria das pessoas. No entanto, foi a expansão do público feminino que aderiu à cerveja que fez com que a marca enfim notasse a importância de mudar o foco da propaganda, pois muitos de seus consumidores passaram a ser mulheres.
A empresa tem manifestado muitas mudanças em suas propagandas, como o hit que ditou o verão nas propagandas “Redondo é sair do seu quadrado”, onde mostra claramente que a empresa deixou de fazer aquele tipo de propaganda antiga onde só mostra modelos de biquíni, pessoas ricas bebendo, entre outros estereótipos do tipo. Pelo contrario, a Skol lançou a ideia de que as pessoas devem curtir seu momento sem se preocupar com a estética do corpo.
A atual campanha da Skol não faz nenhuma menção de desculpas pelas retratações antigas das mulheres, mas deixa claro que as imagens são uma representação antiga da empresa, e que a atual fase pede mudanças mais coerentes.
Maria Fernanda de Albuquerque que é diretora de marketing da Skol, disse em entrevista: “Não é uma forma de pedir desculpa, é uma forma de evoluir junto com o mundo, sem negar o que aconteceu de fato”. Ela ainda afirma: “É uma virada de página. É uma mega reflexão de olhar e admitir que não faz sentido aquilo existir”.
Maria relatou que os cartazes que apresentavam mulheres seminuas servindo os homens não representa mais a imagem da Skol, por isso a empresa pede aos comerciantes que troquem os cartazes antigos pelos novos que representam não somente a empresa, mas a todas as mulheres do mundo.