Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento de novas mídias, muitas pessoas acreditam que o rádio tornou-se e ultrapassado. Porém, algumas pesquisas indicam que esta ideia, na verdade, está incorreta, os dados divulgados pela Kantar Ibope Media atestam que este meio de comunicação ainda possui grande eficiência e um excelente custo/benefício, visto que em relação a televisão o custo de produção é bastante baixo, custando quase 15 vezes menos.

Ao longo dos anos, o rádio persistiu vencendo obstáculos diante do progresso tecnológico e através da Internet conseguiu se consolidar como uma mídia relevante e ferramenta de auxílio na democratização da informação. Segundo oestudo, o rádio alcança cerca de 89% das pessoas nas principais regiões metropolitanas onde a audiência foi medida, isso o equivale a quase 52 milhões de ouvintes.

Dora Câmara, diretora-executiva-comercial Brasil da Kantar Ibope Media, afirma que apesar dos comentários sobre o enfraquecimento do rádio, o relatório apresentado mostra justamente o contrário, que este é um veículo de comunicação ainda com forte presença no cotidiano das pessoas e, com o auxílio da internet, possibilita ao público acesso a conteúdos mais antigos que podem ser ouvidos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além dessas informações, a pesquisa ainda traçou o perfil comportamental dos consumidores desta mídia. De acordo com a diretora executiva do grupo, essas informações servem de auxílio, não só para que os anunciantes identifiquem novas oportunidades de investimento, mas também para que os profissionais de Marketing possam planejar de forma mais eficaz as campanhas direcionadas ao rádio.

Através do cruzamento de dados de aferição regular do meio e do estudo single source Target Group Index, foi possível analisar os hábitos de consumo e preferências do público, esclarece Dora Câmara, diretora comercial Brasil da Kantar IBOPE Media. A partir deste levantamento, por exemplo, é possível saber que cerca de 60℅ dos ouvintes da grande São Paulo tem como prioridade a educação dos filhos, 64℅ da audiência do Rio de Janeiro gosta de se informar bem antes de comprar algum produto e 76℅ do público de rádio de Salvador tem preferência por produtos que facilitem o dia a dia.

Para Dora, o rádio é um veículo de informação versátil e ágil, o Book de Rádio 2017, apenas ressalta a maleabilidade desta mídia que pode ser segmentada para atingir públicos diversificados. Portanto, este meio é importante tanto para o ouvinte quanto para o anunciante.